Várias são as questões que se colocam quando do inicio de uma Psicoterapia, aqui ficam algumas...
Quando devo recorrer a uma consulta de aconselhamento?
Quando sente que as suas rotinas são afectadas por uma situação que lhe gera ansiedade e incapacidade de decisão.
Durante as crises que acompanham o ciclo de vida (adolescência, entrada na idade adulta, mudança ou perda de cargo profissional, doença de familiares, saída dos filhos de casa, menopausa, pré-reforma, etc), o recurso à ajuda profissional é uma opção.
Numa sessão - ou sessões pontuais - identificam-se as fontes de tensão e redefinem-se os recursos e estratégias pessoais disponíveis para lidar com a situação.
Quando recorrer a uma psicoterapia?
Quando as circunstâncias pessoais impedem que se viva o momento presente de forma disponível e mentalmente sã. Neste caso, é importante identificar crenças limitadoras, situações que não foram completamente resolvidas no passado e mecanismos de defesa que se revelam inadequados na situação actual.
Durante um periodo de sessões regulares e por via da relação terapêutica, é possível desenvolver competências interpessoais e formas de pensar e sentir mais ajustados aos objectivos de vida.
Quanto tempo dura uma psicoterapia?
Pode variar entre semanas e meses. Quando se atingem os resultados pretendidos - definidos na primeira sessão - a periodicidade semanal dá lugar a consultas de seguimento (follow-up) quinzenais ou mensais.
Quais as aplicações mais comuns da psicoterapia?
- Desenvolvimento Pessoal
- Relaxamento e Gestão do stress
- Perturbações emocionais
- Dor sem base orgânica e doenças crónicas
- Problemas de relacionamento
- Aconselhamento psicossexual
- Fobias e ataques de pânico
- Quadros depressivos e ansiosos