Programa Escolas

1º Ciclo
Programa “Crescer a Brincar!”

“Toda a criança tem o direito de sentir.
Ao adulto não cabe a função de lhe dizer o que sentir,
mas de a ajudar a lidar com o que sente”
 

Cada vez mais as nossas sociedades, e a escola em particular, estão preocupadas e empenhadas em que o individuo, e as crianças e jovens em particular, tenham comportamentos adequados. Contudo, diariamente somos confrontados com comportamentos não esperados nem aceites socialmente, a violência, o bulling, a indisciplina, são sinais disso. Ajudar as nossas crianças a terem comportamentos ajustados passa por ajudá-las a compreenderem as razões que as levam a ter esses comportamentos, de forma a desenvolver-se mecanismos de auto-controlo e auto-regulação emocional. A função da escola é dotar os indivíduos com competências que permitam mover-se de forma adaptativa na sociedade. Poderemos assim falar de uma alfabetização literacional mas também de uma alfabetização emocional.

Acerca da alfabetização emocional…

A alfabetização emocional tem como objectivo fazer com que os indivíduos saibam reconhecer, ler e gerir as emoções, sentimentos e pensamentos.
Actualmente, a compreensão da importância das variáveis emocionais no desenvolvimento das crianças é um dos grandes desafios de um educador. Para além do desenvolvimento das competências de “Saber-Estar”, do “Saber-Saber”, existe todo um plano do “Saber-Ser” associado à compreensão do seu mundo interno.
As vantagens desta alfabetização prendem-se com os alunos conseguirem aceder e lidar com as suas emoções de modo a usufruírem de um maior bem-estar e desenvolvimento pessoal “fugindo” facilmente dos comportamentos desviantes.
As consequências da analfabetização emocional são preocupantes, uma vez que originam a incapacidade de reconhecer, diferenciar, exprimir e gerir os sentimentos. A relação com os outros será difícil, a criança terá tendência para o isolamento ou a reagir de forma agressiva quando deparado com determinadas experiências emocionais. Por outro lado, é importante a desmistificação de alguns mitos associados ao desenvolvimento emocional da criança. Mitos como, “a criança tem comportamentos desajustados porque é mal-comportada” ou “as crianças devem ser protegidas de emoções negativas” poderão reflectir as dificuldades dos adultos em reconhecer as emoções por detrás de um comportamento, ou expressar-se construtivamente sobre as emoções desagradáveis.
Em suma, parece-nos premente a integração, operacionalização e sistematização dessas variáveis no sistema de ensino obrigatório desde tenra idade, de forma lúdica e consciente. Assim, na sala de aula devemos…

• Aumentar o uso de palavras emocionais;
• Criar um ambiente seguro;
• Valorizar e experienciar emoções positivas;
• Compreender e saber expressar as emoções negativas;
• Perceber as emoções e os pensamentos que motivam os comportamentos.
• Desenvolver competências de disciplina, auto-controlo, auto-estima e promoção da saúde.

Este Programa de intervenção pretende pôr em prática, actividades que desenvolvam na criança, o seu reconhecimento dos sentimentos, pensamentos e comportamentos integrados num desenvolvimento saudável e integral do Ser Humano.
As crianças, principalmente as mais novas, estão ainda à procura dos símbolos e regras que lhes permitem a construção da sua realidade. Ao nível do contexto emocional, também essa aprendizagem tem lugar e deve ser descodificada. As emoções dizem respeito às reacções fisiológicas do nosso corpo face ao meio exterior, enquanto que os sentimentos são representações que temos das nossas experiências.
O reconhecimento das emoções e a consciência dos sentimentos implicarão a descriminação de diversos sinais. Assim, por exemplo, numa situação de perigo, o corpo contrai-se, dando sinais fisiológicos que requerem uma interpretação e organização da nossa experiência. Aprender a reconhecer as emoções e os sentimentos implica aprender a reconhecer determinados símbolos, sinais e reacções corporais, bem como sinais cognitivos, comportamentais e da situação. As nossas experiências, a construção que fazemos da realidade e a organização da nossa identidade estará dependente da interacção entre estes diferentes componentes.
O Programa “Crescer a Brincar!” visa desenvolver actividades inseridas dentro do Programa Educativo do 1º Ciclo, nas áreas de Estudo do Meio, Formação Cívica e Educar para a Saúde, que permitam fornecer estratégias concretas para promover as competências no âmbito emocional como a identificação, diferenciação, expressão e gestão emocional, bem como as noções de boa saúde, prevenção e hábitos saudáveis.

– Objectivos do Programa:

Com este Programa pretende-se alcançar os seguintes objectivos:

1. Apoiar a educação da criança no desenvolvimento das suas capacidades intra e interpessoais, através de actividades previstas nesta proposta, (desenvolvimento das competências básicas sócio-afectivas) que se adaptem às necessidades de cada grupo e indivíduo.

2. Desenvolver actividades no âmbito da Saúde, prevenção e hábitos saudáveis.

3. Desenvolver modelos de ensino/educação da criança, tendo em vista a sua participação activa no seu processo de aprendizagem ao nível das competências emocional, cognitiva e comportamental;

4. Acompanhar os Professores num processo de reflexão e procura de novas práticas educativas, desenvolvendo estratégias de comunicação eficazes.

Contacte-nos para saber mais sobre o Programa e formas de Intervenção através do email anapaulico@gmail.com 

Psicoterapia e Desenvolvimento Pessoal

A Psicoterapia de Apoio, pela sua definição, poderá ser recomendada a todas as pessoas. Por natureza surge como um pedido de auxilio, numa situação de crise. Mas pode e deve ser, cada vez mais encarada como uma ferramenta de descoberta pessoal. Neste sentido, a psicoterapia permite-nos um auto-conhecimento profundo do modo como funcionamos e a descoberta das ferramentas necessárias para o nosso bem-estar, na procura da saúde mental.

Áreas de Intervenção:
Psicoterapia individual da Criança, Adolescente e Adulto e Idoso, nas diversas problemáticas associadas.
Psicoterapia de Desenvolvimento Pessoal, na descoberta do Ser.
Avaliação Psicológica

Contactos Profissionais:
Telem: 919 017 280
email:
anapaulico@gmail.com