Muitas vezes, face às dificuldades dos mais novos pensamos como os poderemos ajudar a ultrapassar os desafios iniciais de uma entrada na Escola. As exigências do dia-a-dia, as tarefas de casa, as expectativas e necessidades das crianças nem sempre se conjugam, deixando os pais no dilema de como fazer. Proponho-vos parar e pensar em pequenos movimentos de mudança que podem fazer toda a diferença nesta entrada na escola:
1) Trabalhe em Equipa e com rede, isto quer dizer que, em colaboração Pais, Professores, Pediatras e Psicólogos podem ajudar o seu filho a ter um bom sucesso na Escola. Não hesite em pedir ajuda e insista em ser ouvido! Não desista ao primeiro obstáculo.
2) Trabalhe na Motivação do seu filho e faça da aprendizagem uma actividade divertida. Não se aprende se não há prazer... O nosso cérebro guarda melhor as memórias se o faz com satisfação e associado a uma emoção positiva, assim o processo de aprender pode e deve ser DIVERTIDO.
3) Faça uma boa Gestão do Tempo de estudo do seu filho, conciliando momentos de pausa e brincadeira com as necessidades de fazer os trabalhos de casa, defina com ele 20 minutos de trabalho e depois permita-lhe o relaxar (este tempo que poderá vir a aumentar com a idade).
4) Organize o Espaço de Estudo e a forma como vai gerir o tempo, ajudando o seu filho a adquirir métodos de trabalho e estudo, promovendo a sua autonomia nos trabalhos de casa. Ajude-o a organizar a secretária, planeie com ele o tempo de estudo, elaborando um horário, ajude-o a planear as tarefas que tem que realizar, fazendo com que pense em voz alta. Ajude-o a encontrar as soluções que melhor se adequam às suas necessidades de estudo e lazer.
5) Procure desenvolver em família hábitos de Vida Saudável, garantindo assim um dos mais importantes factores de sucesso nas aquisições escolares. Siga o lema de "Mente sã em Corpo são". Alguma actividade física será importante, procure em conjunto com o seu filho actividades físicas que sejam do agrado dele e modere o tempo frente ao computador e à televisão.
6) Vigie e invista na Alimentação do seu filho. Para uma boa aprendizagem é necessário uma alimentação equilibrada e saudável. Não precisará de gastar muito para um lanche nutritivo, por isso seja criativo.
7) O Sono trabalha a favor da aprendizagem. Seja rigoroso nas horas de deitar e nas rotinas do sono, pois uma noite bem dormida contribui significativamente para a capacidade de concentração, atenção e memória da criança. O preparar para dormir poderá ter um conjunto de rotinas ou rituais que preparam a criança para a calma e para o repouso. Evite brincadeiras, jogos ou actividades que excitem ou estimulem a criança antes da hora de deitar.
8) No Controlo da Ansiedade, ensine o seu filho a controlar a ansiedade através de exercícios de respiração, da meditação e do exercício físico. Ensine-o que o importante não é o chegar... ou o ter boas notas, mas o como se chega lá, apreciando o percurso...
9) Premeie o Esforço, mais do que os resultados escolares. O seu filho precisa de aprender que nada se consegue sem esforço, elogie e incentive esse esforço, permitindo-lhe assim desenvolver essa motivação intrínseca tão necessária ao sucesso escolar.
10) E por fim, mas não o menos importante promova um Espaço de partilha, encontre com ele momentos de conversa, onde se fale dos seus interesses, das suas preocupações e angústias, praticando a sua escuta activa.
Sem comentários:
Enviar um comentário